Coleção Gira Mundo (Cirandinha) – 15 meses a 2 anos

A criança com essa idade evolui em equilíbrio e segurança ao caminhar. Pode subir degraus segurando as mãos de um adulto, mas sem alternar os pés; dar passos em linha reta; caminhar empurrando uma cadeira e dançar.

Nos rabiscos, seus traços são um pouco mais fortes. Progride a habilidade de folhear as páginas de revistas ou livros. Quando o fizer, irá fazê-lo de forma grosseira, amassando as folhas.

O principal objetivo do curso de Mini Maternal é o da socialização da criança, e que o aluno aprenda a apreciar a companhia de outras crianças, a cooperar e a fazer as atividades em conjunto.

Por outro lado, a criança tem a oportunidade, na medida de seu interesse, de treinar as atividades da vida prática, fazer jogos de encaixe, trabalhar com materiais diversos que lhe dê possibilidade de criar, fazer exercícios, dançar, cantar, ouvir histórias, dramatizar, enriquecer seu vocabulário, desenvolver sua capacidade para raciocinar e resolver seus pequenos problemas de relacionamento.

Coleção Ciranda para  3 anos

Na Coleção Ciranda para 3 anos, as crianças são convidadas a experimentar diferentes movimentos, a explorar materiais, a brincar, criar e transformar.

Para essa faixa etária, os eixos de Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais. Rodar, saltar, pular, rolar são algumas das situações propostas no material, assim como apreciar uma obra de arte, construir um brinquedo, cantar uma música. Conhecer-se, reconhecer seu corpo, o dos seus amigos, seus limites e possibilidades são alguns dos objetivos que norteiam a proposta.

E a brincadeira não para! As demais sequências contemplam os eixos Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade. Nessas sequências, a oralidade ocupa um espaço significativo. As crianças são instigadas e desafiadas o tempo todo.

Ainda temos uma novidade para essa turminha: a presença de um mascote, uma cobra! Esse mascote, cuja identidade será construída pelas crianças, acompanhará a turma ao longo de um trabalho, criando vínculos e estreitando laços.

Material do aluno

O material do aluno de 3 anos é anual e contempla fichas e anexos. Está organizado em quatro unidades de trabalho, com duração de dois meses cada uma.

As fichas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade; entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.

Os anexos são recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: obras de arte, móbiles, jogos, entre outros, para cada aluno.

A proposta de trabalho foi planejada de modo a contemplar os diferentes eixos e recursos propostos, garantindo espaço para trabalhar também alguns projetos próprios e ações específicas da escola.

Coleção Ciranda para 4 anos

Aos 4 anos, o brincar, as linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade estão muito presentes na criança. O Projeto Ciranda, tendo em vista essas características e as necessidades infantis, explora, nos diferentes eixos do conhecimento, as diversas linguagens da criança, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras, do movimento, do desenho, da dramatização, da pintura e da música.

Além disso, organiza as sequências didáticas, as atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.

Material do aluno

Com um visual inovador e design moderno, o material do aluno de 4 anos está organizado em duas pastas, uma por semestre, organizadas em oito unidades de trabalho, com duração de um mês cada uma.

Cada uma das pastas reúne fichas e anexos para serem utilizados durante os projetos ou sequências didáticas propostos, contemplando, de forma sistematizada e integrada, as cinco áreas indicadas pelos Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil.

As fichas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade, entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.

Por serem destacáveis, as fichas de aluno permitem a construção de um portfólio, documento que propicia ao professor, ao aluno e à família uma noção da evolução da aprendizagem da criança, ao longo do período em que o trabalho foi realizado.

A proposta semestral considera que é preciso um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a fim de que se possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos por um período mais longo.

Coleção Ciranda para 5 anos

Com as crianças de 5 anos, o Projeto Ciranda preserva o espaço do brincar, das linguagens artísticas e o desenvolvimento da comunicação. A linguagem é um aspecto absolutamente importante na Educação Infantil, e na proposta de 5 anos esperamos que a criança a use para se comunicar em conversas, brincadeiras, para expressar desejos, necessidades, ideias, para relatar experiências e argumentar sobre suas opiniões. Isso acontece em todos os eixos.

O trabalho com os cinco eixos (Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento, Música) está organizado em sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.

A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todos os eixos.

Conheça o Ciranda e perceba porque ele é um projeto diferenciado!

Material do aluno

Com um visual inovador e design moderno, o material dos alunos de 5 anos está organizado em duas pastas, uma por semestre, organizadas em oito unidades de trabalho, com duração de um mês cada uma.

Cada uma das pastas reúne fichas e anexos para serem utilizados durante os projetos ou sequências didáticas propostos, contemplando, de forma sistematizada e integrada, as cinco áreas indicadas pelos Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil.

As fichas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade; entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.

Além disso, são fornecidos os recursos para a montagem dos portfólios, de forma a conferir à criança a autoria das suas produções e aprendizagens.

A proposta semestral considera que é preciso um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a fim de que se possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos por um período mais longo.